sábado, 14 de maio de 2011

ARTE E CONSTRUÇÃO MATEMÁTICA

Conteúdo
ESPAÇO E FORMA
1. FORMAS GEOMÉTRICAS, CORES, TAMANHO
Capacidades
- Observar formas geométricas
- Comparar
- criar combinações
BLOCOS LÓGICOS
- explorar inicialmente de forma livre para criar combinações, organizar, 
brincadeira simbólica a partir da criação de objetos
- criar a partir de modelos sugeridos pelo professor ou pelo colega
- criar figuras








1. percepção da forma
2. classificar
3. criar desenhos a partir das formas



2. PALITOS E TAMPINHAS
- explorar inicialmente de forma livre para criar combinações, organizar, brincadeira simbólica a partir da criação de objetos



NUMERO  E NUMERAL

Para desenvolver a noção de quantidade, não basta o conhecimento do desenho do número, nem tão pouco atividades de relacionar quantidades. A criança precisa explorar e ampliar seu conhecimento sobre os objetos, para depois estabelecer relações e destas construir conceitos    para chegar a abstração. O raciocínio lógico tem como caminho  principal a manipulação de objetos, a exploração do espaço e a noção de tempo.

Podemos encontrar estes conhecimentos em brincadeiras vivenciadas no corpo, em atividades artisticas e principalmente na interação com o outro.

Jogo do quadrado: Tampinhas (Agrupar, classificar, contar)

O jogo do quadrado começou com a observação de uma tela de MONDRIAN. Nesta imagem foram identificadas formas e cores e com isso os alunos experimentaram organizar tampinhas em um espaço demarcado no chão da sala de aula, com fita durex colorida nas formas de quadrado e retângulo.

 





 Em outro momento foi distribuído quadrados e retângulos de papelão, de tamanhos diversos e deveriam selecionar tampinhas de cada cor para organizar no espaço definido. 
 


 Releitura da tela de MONDRIAN
O aluno com  durex colorido desenha quadrados e retangulos e  dando seqüência pinta os quadros 
 
 


 
  MARÇO/ABRIL 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.