sábado, 14 de maio de 2011

BERÇÁRIO – MULTIPLAS EXPERIÊNCIAS


















“O SOL CHEGOU NEM LICENÇA PEDIU ...”

DESAFIOS
• O cuidado com crianças tão pequenas
(banho, sono, fralda, água, mamadeira,
aconchego, primeiros passos, etc.)
• Compartilhar uma prática pedagógica
com mais cinco educadoras responsáveis
pelo berçário.




PROJETOS
• Os projetos têm como foco
principal a criança, seu
desenvolvimento e a
integração família/escola.

Musicalização

“É bom cantar... É bom ouvir...
       É bom pensar...é bom sentir”

Um jacaré mora no berçário.

Era uma vez...
Lá na terra mágica do Pingo do sol,
um berçário cheio de BBs alegres e espertos.

Um dia, muito felizes brincavam.
De repente, chegou o senhor Jacaré.
Os BBs ficaram muito assustados

Wallison assustado disse:
- Como ele tem uma boca graaande!!!

Lucas Ramos observou o jacaré,
chegou a olhar dentro da sua boca.

Talita entrou no armário..

Ítalo pegou o seu cavalo e pensou em
chamar o boi da cara marron.

Victor Hugo muito valente
chegou a passar a mão no jacaré.

Natiele também se aproximou.

Milenne então olhou para todos e
abriu a boca para conversar com o jacaré.

Nesta hora Ana Clara entusiasmada,
pegou o pandeiro e cantou.

- toca o pandeirinho, com animação...

E para surpresa de todos,
o senhor Jacaré começou a dançar e cantar.
- Meu pintinho amarelinho...

Anna Luiza disse:
- Aai! O jacaré é o nosso amiguinho!

Lucas Alonso cheio de coragem
chegou bem pertinho do senhor jacaré
e perguntou:
- Como é seu nome Jacaré?

Cantando e dançando o jacaré respondeu:
- Eu sou , eu sou, eu sou, eu sou jacaré poiô...

Foi nesta hora que Emanuelle gritou:
- Viva! Viva o nosso amigo jacaré!
Agora, queremos uma mamadeira
para comemorar?!!

Até hoje, vivem lá no berçário uma criançada feliz,
um jacaré poiô, um peixinho pintadinho,
um pintinho amarelinho,
um boi da cara marron,
um sapo que não enxuga o pé
e toda imaginação que você quiser.

Até a próxima história.


SEMINÁRIO III - UMEI SOL


Diversidade...
Diversidade é a composição de idéias,
diferenças culturais, possibilidades...
Diversidade é a interação...
É a união de todas as diferenças...
Diferenças que distinguem as pessoas...
Formas, cores...
Diversidade é identidade...
É a pele, o olho, o cabelo...
É o sentido, sentimentos.
Diversidade é a menina e o menino,
o alto e o baixo, o gordo e o magro,
o velho e o novo...
Diversidade são formas de viver:
Hábitos, valores, costumes, cultura,
sentimentos, pensamentos...
Sobretudo, o sujeito é um ser de cultura.
São as várias opiniões,
as diferenças de comportamento,
entendimento, conceito
e mediação de saberes
o que compõe a diversidade
Diversidade é a composição da realidade
Tudo isso inserido no cotidiano,
faz a diversidade.
(texto de retalhos produzido com conceitos,
pensamentos, fragmentos e expressões,
dos trabalhadores em educação
da UMEI SOL, sobre a diversidade)
OUTUBRO/2010

EDUCAR NA DIVERSIDADE

A diversidade é um fato que podemos constatar todos os dias

em nós mesmos e ao nosso redor.
Perceber a diversidade como uma gama imensa de diferenças raciais,

de gênero, culturais, físicas, mentais, religiosas entre os seres humanos nos desafia a pensar em múltiplas possibilidades de construção de um projeto de mundo em que as nossas diferenças estabeleçam um diálogo solidário entre os sujeitos. E neste sentido, o desafio que a diversidade impõe ultrapassar o mero reconhecimento da semelhança entre todos os seres humanos, instiga a criação de espaços cidadãos onde todos possam fazer dialogar a sua especificidade.

O grande desafio da educação que se pretende inclusiva, para todos, não é atribuir uma identidade única aos seus educandos, sujeitos definidos pelos conceitos que regem a nossa sociedade do que é normal habitual etc., porém proporcionar uma educação que respeite as diferenças existentes nestes sujeitos, valorizando-os em toda a sua diversidade.

Um comentário:

  1. Érica parabéns pelo ótimo trabalho aqui no blog e também na UMEI. Você é 10!!! Beijos

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.