ESCOLA ESTADUAL ORÔNCIO MURGEL DUTRA
PROJETO CONTOS E FÁBULAS
TURMA GIRASSOL FELIZ
TURMA GIRASSOL FELIZ
1º ANO /2013
AGOSTO/2º SEMESTRE
PROFESSORAS: ÉRICA VIEIRA
JUSTIFICATIVA
Os contos clássicos e fábulas são gêneros literários muito significativos para o imaginário infantil e oferece várias possibilidades de atividades que valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da produção escrita.
Os contos clássicos e fábulas são gêneros literários muito significativos para o imaginário infantil e oferece várias possibilidades de atividades que valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da produção escrita.
Além disso, a proposta de associar o
trabalho às atividades de artes tem a intenção de ampliar o conhecimento e
contato com produções culturais diversas.
OBJETIVOS:
•Ouvir histórias e reconta-las;
• Explorar a linguagem oral e escrita com interferência de obras de arte;
•Trabalhar a Leitura;
• Produzir textos coletivamente e individualmente (histórias, reconto e outros);
• Explorar a linguagem oral e escrita com interferência de obras de arte;
•Ouvir histórias e reconta-las;
• Explorar a linguagem oral e escrita com interferência de obras de arte;
•Trabalhar a Leitura;
• Produzir textos coletivamente e individualmente (histórias, reconto e outros);
• Explorar a linguagem oral e escrita com interferência de obras de arte;
DESENVOLVIMENTO
1) Apresentação do livro: capa,
material, título, editora, ilustrações.
2) Ler a história: JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO
2) Ler a história: JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO
3) RECONTO - Interpretação oral: os
alunos contam a história, identificam os personagens, o tempo, o espaço que
acontece a história (Onde? Quando?);
4)EXPLORAÇÃO DA IMAGEM (TARSILA DO AMARAL- O ABAPORU) E RELEITURA DE OBRAS DE ARTE RELACIONANDO À HISTÓRIA;
4)EXPLORAÇÃO DA IMAGEM (TARSILA DO AMARAL- O ABAPORU) E RELEITURA DE OBRAS DE ARTE RELACIONANDO À HISTÓRIA;
5) FOTOGRAFAR AS CRIANÇAS NA POSE DO
ABAPORU
6) PINTURA E COLAGEM - PINTAR O
QUADRO DO ABAPORU
7) DESENHOS COM INTERFERENCIA COM DETALHES DO QUADRO ABAPORU
7) DESENHOS COM INTERFERENCIA COM DETALHES DO QUADRO ABAPORU
TEMAS TRANSVERSAIS
• Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.
PRODUTO FINAL:
- CONFECÇÃO DE LIVRO
PRODUZIDO COM TEXTOS E RELEITURA DO ABAPORU
- FILME DE MASSINHA - O GIGANTE
AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados no desempenho das habilidades e competências utilizadas nas atividades escritas e orais.
Os alunos serão avaliados no desempenho das habilidades e competências utilizadas nas atividades escritas e orais.
O GIGANTE SOLITÁRIO
UM DIA UM
HOMEM ESTAVA ASSENTADO TOMANDO SOL.
PARECIA UM GIGANTE.
UM PÉ
GRANDE E A CABEÇA PEQUENA.
O GIGANTE
MORAVA EM CIMA DE UMA MONTANHA.
ESTAVA
TRISTE, PERDIDO E SE SENTINDO SOLITÁRIO.
AS PESSOAS
FICAVAM ZOMBANDO DELE.
ELE SE
SENTIA INFERIOR PORQUE ERA DIFERENTE DE
TODAS AS PESSOAS.
ENTÃO, ELE
FUGIU E FOI PARA O DESERTO.
(TEXTO PRODUZIDO A
PARTIR DA OBSERVAÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A OBRA DE TARSILA DO AMARAL – O ABAPORU)
O GIGANTE SOLITÁRIO
ERA UMA VEZ
UM GIGANTE
SOLITÁRIO.
ELE FUGIU DE
CASA
E FOI PARA O
DESERTO.
ELE ASSENTOU
NA MONTANHA E FICOU PENSANDO.
O GIGANTE
SENTIU SAUDADE
E VOLTOU
PARA CASA.
(O TEXTO PRODUZIDO A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A
OBRA DE TARSILA DO AMARAL – O ABAPORU FOI APRESENTADO E FATIADO
PARA SER REORGANIZADO PELOS MESMOS. PORTANTO, O TEXTO ACIMA É RESULTADO DA
REORGANIZAÇÃO COLETIVA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.