ESCOLA ESTADUAL ORÔNCIO MURGEL DUTRA
PROJETO
UMA VIAGEM DE ARTE E CULTURA PELOS CONTOS E FÁBULAS
1 ANO /2011 OUTUBRO/NOVEMBRO
PROFESSORAS: ÉRICA VIEIRA E MARIA DO CARMO
JUSTIFICATIVA
Os contos clássicos e fábulas são gêneros literários muito significativo para o imaginário infantil e oferece várias possibilidades de atividades que valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita.
Além disso, a proposta de associar o trabalho às atividades de artes tem a intenção de ampliar o conhecimento e contato com produções culturais diversas.
OBJETIVOS:
•Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa;
•
• Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação;
• Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, convite, receitas, anúncios,);
• Explorar a linguagem oral e escrita com interferência de obras de arte;
OBJETIVOS:
•Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa;
•
• Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação;
• Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, convite, receitas, anúncios,);
• Explorar a linguagem oral e escrita com interferência de obras de arte;
DESENVOLVIMENTO
1) Apresentação do livro: capa, material, título, editora, ilustrações.
2) Ler a história toda e mostrar as figuras;
3) Ouvir o CD Clássicos Inesquecíveis;
4) RECONTO - Interpretação oral: os alunos contam a história, identificam os personagens, o tempo, o espaço que acontece a história (Onde? Quando?);
5) DESENHO E PINTURA
1) Apresentação do livro: capa, material, título, editora, ilustrações.
2) Ler a história toda e mostrar as figuras;
3) Ouvir o CD Clássicos Inesquecíveis;
4) RECONTO - Interpretação oral: os alunos contam a história, identificam os personagens, o tempo, o espaço que acontece a história (Onde? Quando?);
5) DESENHO E PINTURA
6)EXPLORAÇÃO DAS IMAGENS E RELEITURA DE OBRAS DE OBRAS DE ARTE RELACIONANDO ÀS HISTÓRIAS - TARSILA DO AMARAL - O ABAPURU;
7) Atividades orais e/ou escritas tais como:
• Escrita de palavras com letras móveis
• Caça-personagens
• Cruzadinha
• Receita
• Seqüência com tarjas (música)
• Reescrita coletiva do texto
• Você já desobedeceu a sua mãe alguma vez? Se você nunca desobedeceu, conte alguma história de alguém que já tenha desobedecido.
• Escreva um bilhete para a mãe de Chapeuzinho avisando que a vovó não estava muito bem de saúde. (DIRIGIDA)
TEMAS TRANSVERSAIS
• Ética:
Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade.
Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.
HISTÓRIA – GEOGRAFIA – CIÊNCIAS
ATIVIDADES: (DIRIGIDAS, ILUSTRADAS E/OU ORALMENTE).
TEMA: FAMÍLIA, CASA, ANIMAIS, ALIMENTOS, CULTURA, ETICA...
• Escrita de palavras com letras móveis
• Caça-personagens
• Cruzadinha
• Receita
• Seqüência com tarjas (música)
• Reescrita coletiva do texto
• Você já desobedeceu a sua mãe alguma vez? Se você nunca desobedeceu, conte alguma história de alguém que já tenha desobedecido.
• Escreva um bilhete para a mãe de Chapeuzinho avisando que a vovó não estava muito bem de saúde. (DIRIGIDA)
TEMAS TRANSVERSAIS
• Ética:
Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade.
Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.
HISTÓRIA – GEOGRAFIA – CIÊNCIAS
ATIVIDADES: (DIRIGIDAS, ILUSTRADAS E/OU ORALMENTE).
TEMA: FAMÍLIA, CASA, ANIMAIS, ALIMENTOS, CULTURA, ETICA...
MATERIAL
Liiteratura infantil:
Liiteratura infantil:
Contos e fábulas – CHAPEUZINHO VERMELHO, TRÊS PORQUINHOS, PINÓQUIO, A GALINHA DOS OVOS DE OURO, O RATINHO E O LEÃO, A FLAUTA MÁGICA, O PATINHO FEIO, A PRINCESA E A ERVILHA E OUTROS...Diversos (sulfite, lápis de cor, giz de cera,tinta, tecidos, cartolina,...).
PRODUTO FINAL:
- Confecção de livrinhos
- CAIXA DE HISTÓRIA
- EXPOSIÇÃO DE MATERIAIS CONFECCIONADOS
AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados no desempenho das habilidades e competências utilizadas nas atividades escritas e orais.
TEXTO ORGANIZADO PELOS ALUNOS (OS ALUNOS FIZERAM OBSERVAÇÕES DA OBRA DE TARSILA. O REGISTRO DAS FALAS FOI APRESENTADO EM FICHAS COM PALAVRAS E OS ALUNOS FORAM ORGANIZANDO EM FORMA DE TEXTO)
PÉ GRANDE, O GIGANTINHO
ERA UM VEZ
UM HOMEM PELADO.
ELE ERA ESQUISITO.
A ROUPA ERA PEQUENA
E ELE COMPRIDO.
TINHA O PÉ GRANDE E A CABEÇA PEQUENA
ESTAVA ASSENTADO NA GRAMA PERTO DO CACTO
O SOL ESTAVA QUENTE
E O GRANDE ESTAVA DESCANSANDO...
(TEXTO PRODUZIDO PELA PROFESSORA A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES FEITAS PELOS ALUNOS SOBRE A OBRA DE TARSILA DO AMARAL - O ABAPURU)
PÉ GRANDE, O GIGANTINHO
É UM HOMEM?
O BRAÇO É COMPRIDO
AS PERNAS SÃO GRANDES
A CABEÇA É PEQUENA E
NÃO TEM BOCA.
COMO É GRANDE O SEU PÉ!
ELE PODE ALCANÇAR O SOL...
ALCANÇAR O CÉU ...
ASSENTADO PERTO DE UM CACTO
ESTAVA TOMANDO SOL.
PARECIA DESCANSAR,
PARECIA RELAXAR...
DIZEM QUE ESTÁ VINDO DE LONGE .
MAS ELE ESTÁ PELADO?
SEM ROUPA?
DIZEM QUE A ROUPA
NÃO ESTÁ SERVINDO
FICOU PEQUENA QUANDO ELE SE MOLHOU
E A PENSAR
ESTAVA TRISTE
PORQUE SERÁ?
ESTAVA TRISTE PORQUE TEM A MÃO E
O PÉ GRANDES
E A CABEÇA É TÃO PEQUENA!
E ALI VENDO O SOL
E ALI VENDO O SOL
O GIGANTE DO PÉ GRANDE
FICOU...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.