segunda-feira, 7 de novembro de 2011

ESCOLA ESTADUAL ORÔNCIO MURGEL DUTRA

PROJETO
UMA VIAGEM DE ARTE E CULTURA PELOS CONTOS E FÁBULAS
1 ANO /2011                  OUTUBRO/NOVEMBRO
PROFESSORAS: ÉRICA VIEIRA E MARIA DO CARMO

JUSTIFICATIVA
Os contos clássicos  e fábulas são gêneros literários muito significativo para o imaginário infantil e oferece várias possibilidades de atividades que valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita.
Além disso, a proposta de associar o trabalho às atividades de artes tem a intenção de ampliar o conhecimento e contato com produções culturais diversas.

OBJETIVOS:
•Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa;

• Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação;
• Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, convite, receitas, anúncios,);
• Explorar a linguagem oral e escrita com interferência de obras de arte;
DESENVOLVIMENTO
1) Apresentação do livro: capa, material, título, editora, ilustrações.
2) Ler a história toda e mostrar as figuras;
3) Ouvir o CD Clássicos Inesquecíveis;
4) RECONTO - Interpretação oral: os alunos contam a história, identificam os personagens, o tempo, o espaço que acontece a história (Onde? Quando?);
5) DESENHO E PINTURA
6)EXPLORAÇÃO DAS IMAGENS E RELEITURA DE OBRAS DE OBRAS DE ARTE RELACIONANDO ÀS HISTÓRIAS - TARSILA DO AMARAL - O ABAPURU;
7) Atividades orais e/ou escritas tais como:
• Escrita de palavras com letras móveis
• Caça-personagens
• Cruzadinha
• Receita
• Seqüência com tarjas (música)
• Reescrita coletiva do texto
• Você já desobedeceu a sua mãe alguma vez? Se você nunca desobedeceu, conte alguma história de alguém que já tenha desobedecido.
• Escreva um bilhete para a mãe de Chapeuzinho avisando que a vovó não estava muito bem de saúde. (DIRIGIDA)

TEMAS TRANSVERSAIS
• Ética:
Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade.
Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.

HISTÓRIA – GEOGRAFIA – CIÊNCIAS
ATIVIDADES: (DIRIGIDAS, ILUSTRADAS E/OU ORALMENTE).
TEMA: FAMÍLIA, CASA, ANIMAIS, ALIMENTOS, CULTURA, ETICA...


MATERIAL

Liiteratura infantil:
Contos e fábulas – CHAPEUZINHO VERMELHO, TRÊS PORQUINHOS, PINÓQUIO, A GALINHA DOS OVOS DE OURO, O RATINHO E O LEÃO, A FLAUTA MÁGICA, O PATINHO FEIO, A PRINCESA E A ERVILHA E OUTROS...Diversos (sulfite, lápis de cor, giz de cera,tinta, tecidos,  cartolina,...).

PRODUTO FINAL:
- Confecção de livrinhos
- CAIXA DE HISTÓRIA
- EXPOSIÇÃO DE MATERIAIS CONFECCIONADOS

AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados no desempenho das habilidades e competências utilizadas nas atividades escritas e orais.

 
 
 



 

 


 

TEXTO ORGANIZADO PELOS ALUNOS (OS ALUNOS FIZERAM OBSERVAÇÕES DA OBRA DE TARSILA. O REGISTRO DAS FALAS FOI APRESENTADO EM FICHAS COM PALAVRAS E OS ALUNOS FORAM ORGANIZANDO EM FORMA DE TEXTO)

PÉ GRANDE, O GIGANTINHO



ERA UM VEZ
UM HOMEM PELADO.
ELE ERA ESQUISITO.
A ROUPA ERA PEQUENA
E ELE COMPRIDO.
TINHA O PÉ GRANDE  E A CABEÇA PEQUENA
ESTAVA ASSENTADO NA GRAMA  PERTO DO CACTO
O SOL ESTAVA QUENTE
E O GRANDE ESTAVA DESCANSANDO...


(TEXTO PRODUZIDO PELA PROFESSORA A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES FEITAS PELOS ALUNOS SOBRE A OBRA DE TARSILA DO AMARAL - O ABAPURU)

PÉ GRANDE, O GIGANTINHO

 É   UM   HOMEM?
O BRAÇO É COMPRIDO
AS PERNAS SÃO  GRANDES
A CABEÇA É  PEQUENA E
NÃO  TEM  BOCA.
COMO É GRANDE O SEU PÉ!
ELE  PODE  ALCANÇAR O SOL...
ALCANÇAR O CÉU ...
ASSENTADO PERTO DE UM CACTO
ESTAVA  TOMANDO SOL.
PARECIA  DESCANSAR,
PARECIA RELAXAR...
DIZEM QUE  ESTÁ VINDO DE LONGE .
MAS ELE ESTÁ PELADO?
SEM ROUPA?
DIZEM QUE A ROUPA
NÃO ESTÁ SERVINDO
FICOU PEQUENA QUANDO ELE SE  MOLHOU
E  A PENSAR
ESTAVA TRISTE
PORQUE SERÁ?
ESTAVA TRISTE PORQUE TEM  A MÃO E
O PÉ GRANDES
E A CABEÇA É TÃO  PEQUENA!
E ALI VENDO O SOL 
O GIGANTE DO PÉ GRANDE
FICOU...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.